top of page

Qual a medida correta do preparo do café?

Enquanto a água ferve pegue um pouco da água quente, escalde o coador ou filtro que for utilizar. A pergunta que nunca se cala é “Quanto de pó eu coloco no meu café?”

Existe uma padrão que é quase unanimidade entre as marcas de café: de 4 a 5 colheres (sopa) cheias para cada 1 litro de água. Mas, o que significa Colher Cheia?


Cada colher de sopa cheia podem variar de 14 a 16 gramas, costumo chamar essa medida de medida de vó, pois as medidas de vó são mais abundantes e o café de vó também :).


A primeira ação na grande maioria das casas do Brasil é acordar e Coar o café, e isso chega a ser um ritual quase religioso, uma das lições principais que um casal troca ao se casar, ou um jovem faz ao ir morar sozinho é aprender a Coar o Café. E aqui queremos ajudar você a compreender a resposta da pergunta, qual a medida correta de preparo do café?


Sem mais demora, uma boa porção de pó para preparar uma dose de 100ml (uma xícara padrão) são 10 gramas de pó, se você gosta de café mais intenso aumente para 13 gramas para 100ml.


A água pode ser fervida sem medo de "queimar" o café, afinal ele já foi torrado a mais de 180 graus, a cafeína não se decompõe com 100 graus e nem todos os óleos essenciais e aromas serão perdidos se você deixar a agua ferver e logo desligar o fogo, deixe descansar da fervura por 1 minuto que logo o oxigênio voltará a água.


Qual a medida correta do preparo de 3 cafés?

Para a medida correta para fazer café FORTE, use a proporção de 10:1 digamos que você vai preparar 500ml de café, então coloque 50g de pó para 500ml de água no resultado, ou seja entram 50g de pó é deverá adicionar água até que o resultado no recipiente sejam 500ml de café, isso dará um bom café potente (lembrando que a torra não deve ser extra-forte e nem forte).


Para a medida correta para fazer café MÉDIO, use a proporção de 8:1, agora em nosso exemplo vamos preparar uma porção menor, digamos que para 2 pessoas (300ml), então coloque 24g de pó para 300ml de água no resultado, ou seja entram 24g de pó é deverá adicionar água até que o resultado no recipiente sejam 300ml de café, teremos um café saboroso com corpo médio, aroma e doçura presentes (caso o café escolhido seja de torra média e de café especial).


Já para fazer um café FRACO / LEVE (chafé kkk) vamos levar em consideração que poucas pessoas gostam desse tipo de café porém é a medida que mais preserva os sabores mais sutis do café com torra média, mas vamos colocar aqui a medida correta para fazer café pra uma pessoa e que goste muito de café. Então, usaremos como exemplo a proporção de 6,5% a 7% ou 200ml de café pronto, teremos 13g de pó e vamos derramar água suficiente para completar uma caneca com 200ml.


Certamente você tem outras formas de preparo, aqui eu descrevi três maneiras assertivas e que a partir desta padronização você poderá ajustar as variáveis, meu conselho é que mude apenas uma variável por vez e avalie o resultado da bebida no paladar, bebendo com calma e apreciando o seu momento do café, só assim você terá conhecimento prático.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Na Pandemia do Covid-19, o dia que o produtor quase chorou

A história do Frutas do Bosque e Laranja Lima O ano da Pandemia foi importante na vida de todos humanos, incluindo a minha história profissional, que desde que entrei de cabeça no mundo do café tem si

Comments


bottom of page