top of page

Gustavo Sturm, O Campeão do Coffee Of The Year 2020 está aqui

O campeão do Coffee Of The Year 2020 que aconteceu durante a Semana Internacional do Café online está aqui no Hub Natural e é do produtor Gustavo Sturm, um amigo que conhecemos quando participamos de um evento de lançamento da colheita de Conilon em 2016, jovem graduado em Engenharia Agronômica pela Ufes (2009). Gustavo não parou na graduação, fez mestrado em produção vegetal pela Ufes (2012).


É cafeicultor na Fazenda Bom Retiro, sítio que dá nome a sua marca de cafés, seus interesses se aprofundaram tanto na qualidade do Conilon que ele usa técnicas pouco convencionais na cafeicultura, fazendo fermentações positivas em seu Conilon, a cada ano temos tido a honra de ser convidado a provar seus experimentos, cada vez muito surpreendentes no sabor.

Gustavo trabalhaa com agricultura na região do Extremo Sul da Bahia, e tem na cafeicultura a principal atividade econômica. Na produção de Conilon na propriedade foi iniciada em 1998, ainda com clones de maturação desuniforme, na época clones ruins e irrigação inadequada.

"Apesar das dificuldades, ao longo dos anos, conseguimos boas médias de produtividade. Mas, sabíamos que no futuro teríamos que fazer algumas alterações no sistema produtivo."


"Em 2005, ingressei no curso de Agronomia, e após finalizar, entrei no mestrado, e fiz um projeto relacionado a altitude, estágio de maturação e preparo pós-colheita na qualidade do café conilon. Nesse período, além de desenvolver as áreas referentes a pesquisa, tive a oportunidade de conhecer o trabalho de qualidade desenvolvido por diversos cafeicultores na Região Sul do Estado do Espírito Santo. Isso contribuiu bastante para o meu enriquecimento profissional."

Ainda durante o Mestrado, tive a oportunidade de realizar o curso de R Grader, através do CQI (Coffee Quality Institute). E, na época, o assunto abordado por um dos instrutores, foi fermentação. Como estudante e cafeicultor, fiquei encantado por aquele universo, e finalizei o curso com duas convicções: Conilon tem um potencial enorme em termos de qualidade; esse é o caminho que vou seguir.


Logo após o Mestrado, comecei a trabalhar em uma empresa privada, que prestava serviços na cadeia do café, produzindo e difundindo soluções, promovendo mudança e inovações com ações relacionadas a qualidade do café conilon. Foi uma importante etapa para minha carreira profissional, pois tive acesso a cafés, assim como cafeicultores e profissionais das mais variadas regiões do Brasil.


A partir do ano de 2015, retornei para o Extremo Sul da Bahia, e juntamente com meu Pai, planejamos e iniciamos a renovação do nosso parque cafeeiro. O foco foi produtividade aliado a qualidade.

Atualmente, a maior parte das nossas lavouras estão plantadas com clones em linha, com a utilização de sistema de irrigação mais adequado. Sendo assim, conseguimos uma matéria-prima em quantidade e com potencial para qualidade. Nosso objetivo para os próximos anos é aumentar cada vez mais a quantidade de cafés de qualidade superior. FICOU COM VONTADE DE BEBER O CONILON CAMPEÃO?

Acesse o link agora para adquirir, colocando no carrinho de compras usando o cupom de primeira compra: PRIMEIRA10

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual a medida correta do preparo do café?

Enquanto a água ferve pegue um pouco da água quente, escalde o coador ou filtro que for utilizar. A pergunta que nunca se cala é “Quanto de pó eu coloco no meu café?” Existe uma padrão que é quase una

Na Pandemia do Covid-19, o dia que o produtor quase chorou

A história do Frutas do Bosque e Laranja Lima O ano da Pandemia foi importante na vida de todos humanos, incluindo a minha história profissional, que desde que entrei de cabeça no mundo do café tem si

Comments


bottom of page