Como fazer café Métodos de Preparo

16/11/2020 / 2 anos atrás

Qual a medida correta para fazer café?

Qual a medida correta para fazer café?

Enquanto a água ferve pegue um pouco da água quente, escalde o coador que for utilizar. “Quanto de pó?” Existe uma padrão que é quase unanimidade entre as marcas de café: de 4 a 5 colheres (sopa) cheias para cada 1 litro de água. Mas, o que significa Colher Cheia?

 

As colheres de sopa cheia podem variar de 14 a 16 gramas, costumo chamar essa medida de medida de vó, pois as medidas de vó são mais abundantes e o café de vó também :).

 

A primeira ação na grande maioria das casas do Brasil é acordar e Coar o café, e isso chega a ser um ritual quase religioso, uma das lições principais que um casal troca ao se casar, ou um jovem faz ao ir morar sozinho é aprender a Coar o Café. E aqui queremos ajudar você a compreender a resposta da pergunta, qual a medida correta de preparo do café?

 

Muitas pessoas tem preferência por café preto e muito forte, é normal pois aprendemos a Coar o Café geralmente adoçando a água e assim não distinguimos o sabor da bebida sem açúcar, que engana nosso paladar.  Também é verdade que as pessoas pensam que sabem a melhor coar café e cometem erros capitais que fazem qualquer barista ter ataques, o barista é o profissional especialista em cafés.

 

Pode adoçar a água?

Se você quiser sim, porém se você não adoçar terá a oportunidade de conhecer o sabor do seu café e com sua sensibilidade apurada e sem a contaminação da água doce, poderá entender melhor qual a medida correta para fazer café que vamos ensinar aqui. Outro argumento interessante é que com açúcar o tempo de fervura da água aumenta e a água adoçada demora mais a passar pelas células do café.

 

A primeira coisa ao coar o café que você deve saber é que mais de 98% do resultado da sua xícara é proveniente da Água que você utiliza na preparação, ela deve ser limpa, filtrada ou mineral, livre de cloro e ao ferver sua água você garante que ela estará livre de bactérias, depois de fervida aguarde 1 minuto para a temperatura voltar a aproximadamente 92 graus que será ideal para o preparo de qualquer café.

 

A segunda coisa ao coar o café de qualidade que tenha sido bem preparado na lavoura, bem processado na colheita, bem torrado pela indústria ou torrefação artesanal, respeitando as qualidades da matéria prima. A torra bem feita respeita o aroma, acidez, doçura e isso reflete completamente no resultado positivo da sua experiência ao beber o café

 

A terceira coisa ao coar o café é escolher o seu método de preparo e limpar com água quente para qualquer descontaminação, se for filtro de pano este deverá ter sido guardado limpo em ambiente livre de umidade e calor, se for de papel deverá escaldar com água quente para diminuir o aroma de celulose

 

E por fim a medida correta de preparo deverá seguir um padrão da sua preferência a partir do resultado da primeira receita que você preparar corretamente, tenha em mente que se a cada vez que você preparar você modificar mais de um parâmetro, todas as vezes o resultado será diferente, então vamos a prática.

 

Medida Correta para Fazer 3 Cafés

Para a medida correta para fazer café FORTE, use a proporção de 10:1 digamos que você vai preparar 500ml de café, então coloque 50g de pó para 500ml de água no resultado, ou seja entram 50g de pó é deverá adicionar água até que o resultado no recipiente sejam 500ml de café, isso dará um bom café forte (lembrando que a torra não deve ser extra-forte e nem forte)

 

Para a medida correta para fazer café MÉDIO, use a proporção de 8:1, agora em nosso exemplo vamos preparar uma porção menor, digamos que para 2 pessoas (300ml), então coloque 24g de pó para 300ml de água no resultado, ou seja entram 24g de pó é deverá adicionar água até que o resultado no recipiente sejam 500ml de café, teremos um café saboroso com corpo médio, aroma e doçura presentes (caso o café escolhido seja de torra média e de café especial).

 

Já para fazer um café FRACO / LEVE (chafé rsrs) vamos levar em consideração que poucas pessoas gostam desse tipo de café, e vamos colocar aqui a medida correta para fazer café pra uma pessoa e que goste muito de café. Então, usaremos como exemplo a proporção de 6,5% a 7% ou 200ml de café pronto, teremos 13g de pó e vamos derramar água suficiente para completar uma caneca com 200ml.

 

Certamente você tem outras formas de preparo, aqui eu descrevi três maneiras assertivas e que a partir desta padronização você poderá ajustar as variáveis, meu conselho é que mude apenas uma variável por vez e avalie o resultado da bebida no paladar, bebendo com calma e apreciando o seu momento do café, só assim você terá conhecimento prático.

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 1 + 2?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)

Conheça os Cafés do Hub Natural

PARCEIROS